Avaliação da influência do sono e turno escolar no desempenho acadêmico dos alunos do 6º e 7º anos de escolas públicas da cidade do Recife
Ano de publicação: 2020
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade de Pernambuco para obtenção do título de Mestre. Orientador: Menezes, Tatiane Almeida de
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência do turno escolar no desempenho
acadêmico de alunos de escolas públicas situadas na cidade do Recife, como meio de analisar
o efeito da redução das horas de sono sobre o desempenho escolar desses alunos. Participaram
desta pesquisa um total de 4.500 alunos do 6º e 7º anos, com idade média entre 11 e 13 anos,
3.468 pais ou responsáveis, 85 diretores, 137 professores de português e 131 professores de
matemática pertencentes a 87 escolas públicas espacialmente distribuídas. Foi empregado como
metodologia o estimador diferenças em diferenças (DID), buscou-se trabalhar com a diferença
entre grupos que foram tratados com mudança de turno escolar exógena e grupos que não
sofreram alteração de turno. Os dados foram organizados em painel. Optou-se inicialmente por
investigar o aproveitamento acadêmico de alunos que passaram do turno manhã para tarde, os
resultados mostram um aumento significativo do aproveitamento na disciplina de português
quando o aluno passa a estudar no turno da tarde e com isso a dormir uma maior quantidade de
horas, e comprova através de testes de robustez que a mudança contrária, ou seja, alunos que
deixam de estudar à tarde e passam para o turno manhã têm o resultado diminuído ou não
significante. O mesmo teste foi realizado levando em consideração a diferença de sexo, onde
foi demonstrado que as meninas são mais favorecidas que os meninos com inícios tardios de
aulas e maior quantidade de horas de sono. Este estudo vem a suscitar questionamentos acerca
da organização do dia escolar para os adolescentes e dos ritmos da escola não serem
implementados em função dos alunos, mas sim seguindo uma demanda administrativa. Mostra
também que turnos escolares estão intrinsecamente ligados à quantidade de horas de sono dos
adolescentes e que devido a este fato turnos mais tardios trazem um maior aproveitamento
escolar, uma vez que adolescentes tendem a ser vespertinos.
This study aimed to evaluate the influence of the school shift on the academic performance of
students from public schools located in the city of Recife, as a means of analyzing the effect of
reducing sleep hours on the school performance of these students. A total of 4,500 6th and 7th
grade students participated in this research, with an average age between 11 and 13 years old,
3,468 parents or guardians, 85 principals, 137 Portuguese teachers and 131 mathematics
teachers belonging to 87 spatially distributed public schools. The differences in differences
(DID) estimator was used as a methodology, and we tried to work with the difference between
groups that were treated under exogenous school shift change and groups that did not undergo
shift changes. The data were organized in panel. It was initially decided to investigate the
academic performance of students who went from the morning to the afternoon shift, the results
show a significant increase in performance in the Portuguese discipline when the student starts
to study in the afternoon shift and with that to sleep a greater amount of hours, and proves
through robustness tests that the opposite change, that is, students who stop studying in the
afternoon and go to the morning shift, the result is reduced or not significant. The same test was
carried out taking into account the gender difference, where it was shown that girls are more
favored than boys with late starts of classes and greater amount of hours of sleep. This study
raises questions about the organization of the school day for teenagers and the school rhythms
not being implemented due to the students but following an administrative demand. It also
shows that school shifts are intrinsically related to the amount of sleep hours of adolescents and
that due to this fact, later shifts bring greater school performance, since adolescents tend to be
in the afternoon.